Uma Tarde na Barra
Em 1952, a Barra da Tijuca era um lugar quase deserto, bem distante da Barra de hoje. Tinha praia, restinga, lagoas, alguns pescadores e poucos bares. Foi ali que, na tarde de 7 de maio de 1952, o repórter João Martins e o fotógrafo Ed Keffel, da revista O Cruzeiro, disseram ter visto e fotografado um disco voador.
A história que eles contaram ficou famosa. Os dois estavam na região a trabalho, perto da Ilha dos Amores. Os motivos citados para a ida variam conforme a versão: uma reportagem sobre casais de namorados, a pista de um estrangeiro parecido com Hitler, uma busca pelo líder comunista Luís Carlos Prestes, que vivia na clandestinidade. Por volta das 16h30, Martins teria visto um objeto vindo do mar e gritado para o colega. Keffel, que carregava uma câmera Rolleiflex, fez cinco fotos em cerca de um minuto, girando o corpo para acompanhar o objeto até ele sumir no céu.
Segundo os dois, o disco era cinza-azulado, completamente silencioso e não deixava rastro de fumaça nem de fogo.
O Furo de O Cruzeiro
Nos anos 1950, O Cruzeiro era a revista mais importante do país, famosa pelas grandes reportagens fotográficas. As fotos da Barra chegaram às bancas num caderno extra encartado na edição de 17 de maio de 1952, com o título "Disco Voador na Barra da Tijuca" e a assinatura de Ed Keffel e João Martins.
A revista não economizou no tom. Um texto de apresentação dizia que aquela edição já estava impressa quando os repórteres realizaram "o mais sensacional trabalho jornalístico dos últimos tempos na história mundial". As cinco fotos mostravam um objeto achatado, com uma espécie de cúpula, sobre a paisagem da Barra, e foram reproduzidas por jornais e revistas de vários países.
O momento ajudava. Fazia menos de cinco anos que o piloto americano Kenneth Arnold tinha dado origem à expressão "disco voador", e 1952 seria o ano da maior onda de relatos de OVNIs nos Estados Unidos, com os famosos avistamentos sobre Washington em julho. O Brasil entrava na febre com uma prova fotográfica tirada por profissionais de imprensa.
O Cruzeiro voltou ao assunto mais de vinte vezes só em 1952. Depois de um silêncio de cerca de dois anos, a revista retomou o tema no fim de 1954, e as fotos da Barra continuaram reaparecendo em reportagens de 1957, 1959 e 1973.
A Aeronáutica Entra no Caso
As fotos chamaram a atenção da Aeronáutica. Oficiais da Força Aérea Brasileira foram à Barra com os dois jornalistas e tentaram reconstituir a cena, analisando a posição do sol, as distâncias e a trajetória do objeto. Segundo os relatos publicados pela revista, chegaram a jogar modelos de disco de madeira para o alto, várias vezes, tentando reproduzir uma sequência de cinco fotos em posições diferentes, e não conseguiram.
Quem conduziu essa análise foi o coronel João Adil de Oliveira, oficial do serviço de informações da Aeronáutica. Em 1954, com o ministro da Aeronáutica Eduardo Gomes, o coronel Adil passou a chefiar uma comissão para estudar os discos voadores, uma das primeiras iniciativas oficiais do tipo no Brasil. Segundo João Martins, o coronel disse a ele que os técnicos militares tinham concluído pela autenticidade das fotos, justamente por não conseguirem reproduzi-las.
Para os defensores do caso, esse foi o grande trunfo. Uma análise militar teria endossado as imagens. O problema é que essa conclusão chegou ao público sobretudo pelo relato do próprio Martins, e que os estudos feitos depois chegaram a um resultado oposto.
O médico Olavo Fontes, que alguns anos depois examinaria o caso Villas Boas, enviou cópias das fotos à APRO, uma das principais organizações civis de pesquisa ufológica dos Estados Unidos, e o caso ganhou circulação internacional entre pesquisadores.
O Problema das Sombras
O que derrubou as fotos da Barra foi a luz.
Numa foto ao ar livre, tudo é iluminado pelo mesmo sol. Árvores, pessoas, objetos: o lado claro e o lado escuro precisam apontar na mesma direção. Nas fotos de Keffel, isso não acontece. Em algumas imagens, o disco aparece iluminado de um lado, enquanto as árvores e a paisagem logo abaixo mostram a luz vindo do lado contrário.
Os primeiros a apontar o problema foram o astrônomo Donald Menzel e Lyle Boyd, no livro The World of Flying Saucers, de 1963. Anos depois, o astrônomo William K. Hartmann, ao analisar fotos de OVNIs para o projeto da Universidade do Colorado que resultou no Relatório Condon (1969), classificou o caso como uma contradição interna simples e evidente. Em resumo: se o sol iluminava a paisagem de um lado, não podia iluminar o disco do outro.
Mais tarde, William Spaulding, do grupo americano Ground Saucer Watch, estudou as fotos 4 e 5, concluiu que as sombras eram completamente divergentes e estimou que o objeto seria um modelo de uns 40 centímetros de diâmetro.
No Brasil, a análise mais conhecida é a de Claudeir Covo, pesquisador especializado em análise de imagens. Ele reproduziu as fotos com maquetes e, a partir das sombras projetadas no objeto, concluiu que se tratava de uma montagem. O estudo final, assinado com Paola Covo, foi publicado em março de 2002. A conclusão dos dois é dura: para eles, a ufologia brasileira "lamentavelmente nasceu de uma grande fraude".
Ninguém Mais Viu
Outro ponto pesa contra as fotos: a falta de testemunhas. Pesquisadores que voltaram ao local em busca de quem estivesse na Barra naquela tarde encontraram um pescador conhecido como Nonô, o dono do bar onde os jornalistas estiveram e dois casais. Nenhum deles disse ter visto o disco.
Houve, anos depois, a menção a uma carta anônima de um suposto médico que teria visto o objeto, citada pela pesquisadora Irene Granchi. Essa testemunha, porém, nunca foi identificada.
Para um objeto que teria passado em plena luz do dia sobre uma praia, durante cerca de um minuto, é pouco.
O Que Diziam na Redação
Talvez o testemunho mais revelador tenha vindo de dentro da própria revista. No livro Cobras Criadas: David Nasser e O Cruzeiro (2001), o jornalista Luiz Maklouf Carvalho entrevistou profissionais que trabalharam na revista naquela época. Segundo ele, a maioria dos entrevistados afirmou que as fotos da Barra eram uma fraude.
O Cruzeiro era conhecida pelo estilo agressivo e espetacular de suas reportagens, e o furo do disco voador vendeu muito. Nem João Martins nem Ed Keffel, no entanto, admitiram publicamente uma montagem. Martins, aliás, seguiu escrevendo sobre discos voadores na revista por anos.
Por Que o Caso Ainda Importa
Mesmo com tudo isso, as fotos da Barra da Tijuca são uma peça central da história da ufologia no Brasil. Foram as primeiras imagens de um suposto disco voador feitas no país a ganhar repercussão mundial, publicadas pela revista de maior prestígio da época e assinadas por profissionais de imprensa.
Elas também ajudaram a criar o interesse que tornaria o Brasil um dos países mais ativos na pesquisa ufológica. Nos anos seguintes viriam as fotos da Ilha da Trindade (1958), o caso Villas Boas (1957) e, mais tarde, a Operação Prato (1977) e a Noite Oficial dos OVNIs (1986).
E o caso deixa uma lição que serve para qualquer foto de OVNI até hoje: antes de perguntar o que é o objeto, vale olhar a luz. Uma imagem pode parecer perfeita, mas a sombra não costuma mentir.
O Que Realmente Sabemos
| Pergunta | Estado atual |
| Quando as fotos foram feitas? | Na tarde de 7 de maio de 1952, segundo os autores |
| Quem fez as fotos? | O fotógrafo Ed Keffel, acompanhado do repórter João Martins, de O Cruzeiro |
| Quantas fotos? | Cinco, feitas com uma câmera Rolleiflex |
| Onde foram publicadas? | Em caderno extra de O Cruzeiro, edição de 17 de maio de 1952 |
| A Aeronáutica analisou as fotos? | Sim, numa investigação ligada ao coronel João Adil de Oliveira |
| A Aeronáutica atestou a autenticidade? | Segundo o relato de João Martins, sim |
| Outras pessoas viram o objeto? | Nenhuma testemunha independente foi confirmada |
| As sombras são coerentes? | Não, a luz sobre o disco não bate com a luz sobre a paisagem |
| Análises independentes apontam montagem? | Sim, entre elas as de Menzel, Hartmann, Spaulding e Claudeir Covo |
| Os autores admitiram fraude? | Não publicamente; colegas de redação afirmaram que era fraude |
Fontes e Referências
- Martins, João & Keffel, Ed — "Disco Voador na Barra da Tijuca", O Cruzeiro, caderno extra, 17 de maio de 1952
- Menzel, Donald H. & Boyd, Lyle G. — The World of Flying Saucers (1963)
- Condon, Edward U. (dir.) — Scientific Study of Unidentified Flying Objects (Relatório Condon, 1969), com análise fotográfica de William K. Hartmann
- Covo, Claudeir & Covo, Paola — análise das fotos da Barra da Tijuca, INPU (março de 2002)
- Carvalho, Luiz Maklouf — Cobras Criadas: David Nasser e O Cruzeiro, Editora Senac, 2001
- Santos, Rodolpho Gauthier Cardoso dos — "Imaginário e representação: a história dos discos voadores e seres extraterrestres no Brasil", XXIV Simpósio Nacional de História, ANPUH, 2007
- Portal Vigília — "Fotos famosas: o suposto OVNI da Barra da Tijuca" — https://vigilia.com.br/fotos-famosas-2/
- Além da Ciência — "Nova análise da montagem fotográfica de um disco voador do caso Barra da Tijuca" — https://www.alemdaciencia.com/nova-analise-da-montagem-fotografica-de-um-disco-voador-no-caso-barra-da-tijuca/